Segundo um site o qual não devo referir, discutir tem um significado subjetivo, ou seja, pessoal, individual. Concordo. Para mim, esse vocábulo faz alusão à essência da dialética, portanto tem a ver com expor suas ideias, a fim de buscar uma solução para determinado problema. Mas, trazendo para o lado social, não consigo perceber tal significado. Exemplo disso são os debates entre candidatos, que ao passar dos anos perdem o verdadeiro carater que a palavra traz desde sua formação.
Se não fosse o mediador e suas perguntas, com certeza os candidatos não falariam de outra coisa a não ser da vida do outro, o que um faz ou deixou de fazer, o que um foi ou deixou de ser, quem rouba mais, etc. Credo! Por isso que essa atividade não costuma dar audiência. Eu, em particular, gosto de assisti-los mas somente para rir. Quando um tenta fazer "o H" e procura mudar o assunto, geralmente para focar-se nos problemas da sociedade, os outros voltam para a estaca zero (falar da vida alheia). Isso torna o debate engraçado, fazendo-me concluir que a politica tem tudo a ver com a comédia, embora os comediantes sejam recriminados fortemente por se candidatarem. Enfim, essas situações acabam por diminuir o interesse dos jovens e adultos em fazer politica, já que alimentam a ideia de que todos são "farinha do mesmo saco".
O fato das pessoas se reunirem para discutir em prol do bem comum já é o primeiro passo para a política, pois essa pode ser a definição mais simples do termo. Mas, como posso tentar fazê-la se desvirtuo totalmente o significado e o sentido da discussão? Infelizmente não acredito que esse quadro possa mudar, no entanto reforço a ideia de que o estudo é o único caminho para o bem da sociedade como um todo, pois já dizia Felipe Fonseca: "Quanto mais se estuda, menos se é alienado pelos outros". Não vou dizer que não sou alienado, pois seria um mentiroso, mas posso afirmar que meu nível de alienação é menor do que o de muitos brasileiros. E o mais curioso, sem querer me gabar, é que eu ainda não voto.



0 comentários:
Postar um comentário