Pages

Subscribe:

Labels

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ENEMaí

Nesse ultimo final de semana aconteceu a prova mais temida por todos os estudantes, o ENEM (exame nacional do ensino médio). Dois dias de provas sendo, no sábado referente as disciplinas de ciências da natureza e humanas, e no domingo matemática, linguagens códigos e a temerosa redação. Muitos brasileiros escritos, muitos erros na prova, como sempre, e muita abstenção.
O temido Enem...
Resolvi sair de casa no sábado e andando pelas ruas e avenidas da minha cidade pude ver o tanto de gente que ia fazer a fulana prova. Uma galera no sol, quase desmaiando, um amontoado de pessoas na frente das escolas esperando o portão abrir. Gente andando, correndo, perguntando até aos cobradores e frentistas aonde que ficava tal escola, enfim, uma loucura. Só aí é que eu pude perceber que quem foi uma grande ideia colocar o Enem como a forma de ingressar nas universidades, porém o único erro é que essa prova é a nível nacional sendo essa a principal dificuldade da prova. O Ministro da Educação esqueceu que no Brasil existe uma desigualdade nos níveis de educação, ou seja, variam de uma região a outra e isso é fato (não discriminação, por favor!!). Uns poucos de um estado passam em uma determinada faculdade e ainda podem ter sua vaga tomada por outros que vêm lá da "conchinchina", que fica no outro extremo do país. Aí o indivíduo que toma a vaga vai para o tal estado, cursa uns dois períodos e pede sua transferência para uma universidade de seu lugar de origem. E a vaga? Adeus. Resultado, o Enem ao invés de promover a inclusão, acaba por incentivar a exclusão além de discriminações. Se o exame se regionalizasse, casos como esse não aconteceriam, pois o exame seria a nivel regional onde o "patamar educacional" seria quase o mesmo para os estados pertencentes. Para piorar, os organizadores ainda colocam pressões idiotas em cima dos estudantes, por exemplo, não pode usar caneta azul, a caneta tem que ser esferográfica, não é permitido lápis e borracha... No final até os pais se sentem pressionados e, ao invés de ajudarem os filhos, cobram mais e mais para que esses não esqueçam de nada. O correto seria que se tentasse acalmar os estudantes, pois a pressa e a pressão só levam ao fracasso, e ninguem quer fracassar não é?! Mas fazer o que, eles não estão ENEMaí.
Se os NERDs Supremos não sabem... como eu vou saber?!
Não fiz o exame nacional do ensino médio e estou com uma dor de cotovelo por causa disso. Não desmerecendo a prova, mas as questões realmente são boas de se fazer. Existem as difíceis, mas boa parte delas é só interpretação e algumas, conhecimentos mais do que básicos, tipo, saber que o produto das dimensões comprimento*largura*altura é chamado de volume (letra b, questão 146 da prova amarela). Se alguem que eu conheço errar essa, eu não respondo pelos meus atos! Quanto a faixa escura de jupter, concordo com aquele menino, pois se nem os cientístas sabem, por que que os alunos que fizeram a prova tem que saber? Mas ano que vem estou lá "serinho" na porta da escola, sofrendo no sol quente de 11:00, com só o cartão e a caneta, e de boa, pronto a fazer a prova que vai definir o meu futuro. Eita!

0 comentários:

Postar um comentário