Pages

Subscribe:

Labels

domingo, 7 de novembro de 2010

Estoicismo X "Jedaismo"

Zenão de Cítio, um grego, a mais de dois mil e dez anos atrás criou uma doutrina filosófica que se baseava na negação do prazer. Trata-se do estoicismo, muito difundido na época e contrário ,em alguns fundamentos, ao epicurismo (busca do prazer). Tal escola prega uma ética onde o ser deve viver de acordo com as leis racionais da natureza e deve tratar com apatheia (indiferença) as coisas externas ao indivíduo. É uma lógica de vida muito simples: a natureza é essencialmente a razão (logos), e deve-se viver conforme a natureza, portanto, deve-se viver conforme a razão. Sendo a razão aquilo por meio do que o homem torna-se livre e feliz, o homem sábio não apreende o seu verdadeiro bem nos objetos externos, mas bem usando estes objetos através de uma sabedoria pela qual não se deixa escravizar pelas paixões e pelas coisas externas. A isso, originou-se o nome Estóico que significa aquele que revela fortaleza de ânimo e austeridade. Impassível; imperturbável; insensível. Essa corrente permaneceu viva e forte durante o séc. III a. C, mas teve uma grande importância no meio filosófico.
George Lucas, no séc. XX, criou uma série muito famosa por todo o mundo, principalmente entre o público nerd. Star Wars, ou Guerra nas Estrelas, lançou primeiramente em 1977, e a série ganhou mais seis filmes, e remakes. O curioso da série é o estilo Jedi de ser. Chamado por mim de Jedaísmo, o estilo do guerreiro Jedi é resumido nas seguintes frases: 
*os sentimentos levam ao ciume e o ciume é caminho para o lado negro
Nas palavras do mestre Yoda:
*"sentimentos ter não deve, ponte para o lado sombrio são"
Não que eu goste da série, pois ela "não desce", mas essa filosofia me é curiosa. Você que tem AMIGOS e alguém para namorar. Gosta muito deles não é? Então, indiretamente você sente ciúmes, e nem adianta fugir. Agora eu pergunto, você ja fez loucuras por causa de um ciúminho? Pois é. É nesse ponto que entra o Jedaismo: se você não gostasse de tal ou tais pessoas, não cometerias atrocidades ou atos idiotas, portanto, seria um Jedi (pelo menos em níveis sentimentais). Não que eu aprove, mas é algo a se pensar.
A maioria das nossas relações sociais são baseadas na fraternidade, no respeito, no amor ao próximo. É impossível negar os sentimentos, até porque o ser humano foi feito a base disso. Esse estilo de vida não é nada adequado, mas seria até legal se alguem realmente conseguisse ser fielmente adepto a tal. Não gostar de ninguem, não amar (sem amor, sem decepções, sem sofrimento), mas no fundo a vida seria nada mais nada menos que um NADA, um vazio, pois o legal de tudo é você poder sentir, seja no mundo concreto (tato) ou no abstrato (amor, amizade, alegria, etc).
Agora se quiser tentar viver no Jedaismo ou Estoicismo, fica a seu critério.

0 comentários:

Postar um comentário