Pages

Subscribe:

Labels

domingo, 7 de novembro de 2010

Ódio em 140 caracteres

Nessa ultima semana o Brasil escolheu a primeira "presidenta" do país. Alguns contemplaram, uns, como eu, respeitaram, e outros "xingaram muito no twitter", porem não foi aquele xingamento do tipo normal (se é que xingar é normal), e tiveram que arcar com grandes consequências. Tais palavras feias soaram muito mal mesmo, pois se mal relacionaram ao povo nordestino. Na eleição sabe-se que o nordeste deu apoio maciço a Dilma Rousseff e representou grande parte dos votos computados para a candidata. A suposta oposição twiteira, criticou o apoio nordestino taxando tais pessoas de burros e outras coisas mais como: "Faça um favor para o nosso país: mate um nordestino"; "Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o país..."; "O nordeste é um lugar onde nós, pessoas brancas de classe média alta, vamos fazer turismo sexual comendo umas baianinhas vagabundas"; "Dividam o Brasil no meio, me nego a ser da mesma nação dos nordestinos"; dentre outros.
De fato isso foi um erro gravíssimo, primeiro porque feriram a constituição, em que "Serão punidos, na forma dessa lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." Segundo porque esqueceram que as leis do mundo material, as quais se aplicam aos cidadãos, também são válidas no mundo virtual, se aplicando aos internautas. As pessoas envolvidas foram denunciadas pelos próprios sites em que veicularam as mensagens, como o Não a Xenofobia!(não foi só o twitter), entre outros. A OAB em Pernambuco entrou com uma notícia-crime contra a precursora do movimento, a estudante de DIREITO Mayara Petruso, que pode responder por discriminação em meio de comunicação (dois a cinco anos de reclusão e sem direito a fiança) e incitação ao ato criminoso (lembram-se do mate um nordestino? Três a seis meses de cadeia) e em ambos tem de pagar multa. Essa menina teve seu futuro estragado por causa disso. Será que ela queria ficar famosa, como Geisy Arruda, do nada?
Bom o que se pode analisar é que o argumento utilizado para defender esse ódio é o de que o povo do nordeste é burro, não faz nada e tem o poder de escolha do representante maior que os do sul/sudeste, e que esses ultimos trabalham mais e sustentam os nordestinos. Agora pare para analisar. O brasileiro é um povo guerreiro, e os do nordeste sempre estiveram prontos para defender o Brasil, e se pode ver isso nas altas rebeliões que estão contidas na história. Do nordeste veio Jorge Amado, Raimundo Correia, Rachel de Queiroz, Caetano Veloso, Gilberto Gil, o dono deste blog, pessoas também importantíssimas para a nação.
A ideia de que o nordestino é inferior ou estranho vigora, infelizmente, não só na cabeça da Mayara, mas na de muitos pelo Brasil. Outro ponto para se analisar é que a tal estudante só procurou no resultado da eleição uma especie de alibi para desforrar sua raiva, pois mesmo sem os votos da região nordeste, Dilma iria ganhar. Em São Paulo ela teve um resultado expressivo e no RJ e Minas Gerais, teve apoio máximo. O terceiro argumento para se analisam é que disseram que o nordestino é burro, mas analise o comentário a seguir e veja quem realmente precisa também se dedicar mais aos estudos: "...Tomarem que morram de fome eternamente, povo folgado que se refugia em sp!"
É interessante convergir para a ideia de que todos são iguais e que o preconceito não leva a nada, pelo contrário, e a prova disso é que a Mayara foi demitida de seu estágio, e terá complicações futuras na vida acadêmica. Isso gerou também uma "guerra" contra os paulistas, uma desordem total. O lado bom desse movimento é apenas um: poderá gerar uma espécie de ação contra a intolerância na rede, o que seria ótimo. No mundo virtual, a pessoa não deve achar que está protegida, ou que ninguém vai lhe encontrar pois isso é um erro "mais do que crasso". Italo Francyles diz em seus diálogos que "o twitter é do mal", e são esses casos que embasam mais essa ideia. Não que sites de relacionamento sejam ruins, porque não são, mas pelo fato de serem construidos por algumas pessoas ruins. Não há como agir criminosamente e ficar com a ficha limpa na internet. Quanto a Geisy Arruda, esta é lembrada como a menina do "curtíssimo vestidinho rosa". Já Mayara Petruso... Cabe a você decidir.

0 comentários:

Postar um comentário